Dar feedback
Galera, o que vou escrever deve ser recebido como uma crítica construtiva. E tenho certeza que será. O N26 demorou cerca de 2 anos para receber o aval do Banco Central para atuar no país depois de demonstrar sua intenção em vir pra cá. Gente, 2 anos aguardando aval pra lançar um app desse jeito? Galera, se vocês não correrem com coisas básicas de básico de básico que ainda faltam, toda aquela expectativa em torno do banco vai virar pó rapidinho e a credibilidade vai pro saco. Até esta página de comentários dos insiders tem muito bug em coisas simples e até no scroll. Nem foto eu consigo colocar no meu perfil. Nem pela web. Tá bem difícil viu! Por que não trouxeram o app pronto usado internacionalmente e começaram a fazer ajustes nele aqui no Brasil enquanto aguardavam o aval do Banco Central? Ou começaram o desenvolvimento nesses 2 anos de espera. A sensação é que fizeram isso aqui em 1 mês e lançaram pra cumprir cronograma. Eu confesso que estou um pouco frustrado com o que estou vendo. Foi tanto marketing pra chegar na liberação e a gente nem poder criar uma chave pix. Se vocês não correrem, vão cair no esquecimento tão rápido quanto subiram nas expectativas. Falo por amor. Continuarei com os feedbacks quando novas ferramentas forem implementadas.
Infelizmente, pelo que tenho visto, tá falhando no basicão que tem, relatos de falha no cartão e com pagamentos, pix mal funciona, não transfere (inclusive fiz transferência de uma quantia módica para efeito de teste e não há como enviar e nem utilizar com cartão físico ou Uber, meios que tentei. Não tentei com boletos)...
Tem potencial, sobretudo se levar a cabo o que pretende.
Vamos aguardar...
Infelizmente terei de concordar com o comentário. Criei grande expectativa para testar o APP, mas até agora só encontrei os spaces funcionando como prometido. No restante não há nada para se testar, visto que as funcionalidades "disponíveis" não estão executando nada. Sem chave pix, sem transferência, sem código de rastreio para o cartão físico. Ainda quero continuar empolgada por fazer parte da fincare, mesmo que apenas com feedbacks, mas precisamos de tudo funcionando para de fato testar.
Quando vi a proposta do N26 de ser um banco que iríamos CO-criar, ou criar colaborativamente, eu fiquei muito empolgado e ainda estou muito pois saberia que iria fazer parte de uma proposta nova, uma FINCARE. Sensacional! Tendo isso em vista saberia que iria encontrar erros, bugs e não encontrar muitas funcionalidades básicas que vemos em outros apps de banco. Até pq se eu chegasse aqui e visse tudo já pronto, qual é a ideia do CO-criar?
A ideia é participar e sugerir funcionalidades, mesmo que as mais básicas. Tudo é válido. Se vai sugerir melhoria, escreva sobre a melhoria ou participe de um feedback aberto sobre o tema que lhe interessa. Aqui só teve "vocês deveriam ter feito isso ou aquilo", e infelizmente o N26 não pode mudar o passado, mas com sua sugestão de alguma ideia construtiva ele pode construir um excelente futuro.
@victorer83 É que o significado da palavra criar é unico: dar origem a partir do nada. E não se CO-cria algo já existente. Poupança, PIX, rendimento automático na conta corrente e uma infinidade de serviços bancários já existem, já foram criados. Não precisam de CO-criadores. Obviamente num mundo ideal o básico já deveria estar disponível. Mas se quiserem sugerir a criação de chaves PIX pra equipe do N26, espero que "criem" isso. O correto, porém, eram todos os serviços básicos estarem implementados para aí sim começarmos a CO-CRIAR DE VERDADE serviços financeiros inexistentes. Mas se torna inviável sugerir inovações quando não se tem serviços básicos. Falo por amor.
@o_edumartins como sua lição de casa não foi completa, um outro significado de criar é: começar a ter, vir a ter, adquirir. Quando co-criamos algo existente é para que este venha com as novas formas que daremos a ele, por isso a importância de sugerirmos que os serviços básicos, como alguns que você mencionou, tenham a proposta do N26.
@victorer83 já que esta é a sua leitura sobre o assunto, ok : )
Concordo totalmente, minha experiência tem sido péssima. Só o cartão físico tem funcionado e tenho a sensação de que meu dinheiro está preso aqui. Não posso transferir, não posso fazer pix, não tem como pagar por boleto (o leitor de código de barras não funciona e digitar o código traz um erro inesperado). Até o Spaces que parecia uma boa ideia, não tem feito diferença na vida, inclusive, tenho achado bem chato usar o dinheiro da conta principal e depois retirar do Space do qual ele deveria ter saído.
@trsmari Exatamente. Inclusive publiquei uma sugestão em cima deste problema com os spaces. Se quiser olhar e comentar lá também, está com o título de "Debitar de um space e não só conta da principal", descrevi exatamente essas dificuldades que mencionou.
Eu concordo. Entrei no insiders um pouco atrasado, mas vendo o app percebo que não tenho o que fazer a não ser esperar o cartão físico para tentar fazer alguma coisa.
Esta tudo muito simples, como se apenas pegassem o layout do app original e colocassem no Brasil sem funcionalidade nenhuma, poderiam pelo menos liberar o pix logo, por que não adianta por dinheiro na conta se não pode retirar ele.
Deviam também dar um retorno para a gente conforme as atualizações. para não ficarmos esperando meses por uma resposta ou por alguma atualização do app
Realmente, concordo 100% com o autor do tópico, e infelizmente só tenho a dizer que " tá tudo muito fraco" mesmo. A impressão que dá é que eles não estão nem dando atenção aos nossos feedbacks. Não sei não se eles vão conseguir ser posicionar de forma eficaz aqui no Brasil, ainda mais tendo um nicho de startups gigantes como concorrentes, é o caso do Nubank e PicPay. Aliás, eu acho q essa história de primeira fincare tbm não convece muito pq o Nubank, por exemplo, já tem o app "Olivia"; temos outro do BTG (salvo engano) chamado "Guia Bolso"; tem um outro que usei há alguns anos atrás chamado "Mobills". Então, essa questão de gerir o dinheiro por meio de apps é algo que não é tão novo para os brasileiros.
Oi Edu Martins e pessoal seguindo esta thread. Sou Eduardo, lidero o time do N26 Brasil.
Obrigado por levantar o ponto. Vou tentar endereçar aqui as questões levantadas para podermos avançar nesta conversa. As vezes poderá parecer que o que escrevo são "desculpinhas", mas a ideia é trazer vocês para dentro do nosso dia a dia para conhecerem nosso processo de construção deste banco. Será ótimo também manter o debate aberto, ouvindo seus pontos de vista.
QUANDO COMEÇAMOS O PROJETO
Eu entrei para o N26 em 2019, com o plano de lançar o banco por aqui em 2020. Na época, a estratégia era trazer o app Europeu para cá, inclusive com boa parte do desenvolvimento sendo feito por lá. Acontece que passamos o ano de 2019 sem escrever nenhuma linha de código por dificuldades de priorização e coordenação. Em função disso, no final de 2019 decidimos pausar o desenvolvimento para aguardar o recebimento da licença e reavaliarmos a melhor forma de entrada no mercado.
O início da pandemia trouxe ainda mais incertezas. Durante 2020 não desenvolvemos nada, ficamos apenas no aguardo da licença, que chegou em 30 de Dez de 2020.
Com a licença e a pandemia mais controlada, retomamos o projeto em março de 2021, mas agora com uma nova estratégia - desenvolvimento 100% local.
POR QUE DESENVOLVER LOCALMENTE:
Levar um app de serviços que demandam menos integrações com serviços locais é mais fácil. Por exemplo, minha primeira experiência como empreendedor foi na Tripda, uma plataforma de carona entre cidades. Nesta empresa, lançamos 11 países, com times locais, em mais ou menos 3 meses. Contudo, o produto era praticamente o mesmo em todos os lugares, mudavam apenas a lingua e alguns ajustes de mapa. Banco não é assim pelos seguintes motivos:
1) Queremos criar um produto para o dia a dia do Brasileiro: Muitos players globais vem para o Brasil para ofertar um serviço focado no viajante, ou em serviços internacionais. Queremos criar algo novo e relevante para o dia a dia da maioria dos brasileiros, o que leva a construir produtos e serviços customizados para o Brasil.
2) O problema que queremos resolver é diferente: Na Europa, o N26 foi um "first mover", ou seja, foi um dos primeiros a lançar um banco digital. Inclusive, influenciou diversos bancos digitais ao redor do mundo a fazer o mesmo. Entendemos que essa foi uma primeira geração de bancos digitais, que focaram em melhorar a experiência dos usuários com bancos.
Ao vir para o Brasil, o N26 seria um "late mover", reduzindo nossa capacidade de crescimento. Para contornar esta questão, escolhemos resolver um problema diferente - Melhorar a saúde financeira do Brasileiro - Aprendemos que 70% dos brasileiros gastam mais do que ganham e 50% se dizem ansiosos quando o assunto é dinheiro. Decidimos então criar uma nova categoria, as FINCARES, que buscam melhorar a relação do cliente com o dinheiro.
Como o problema que queremos resolver é diferente, ainda que tenhamos muitos serviços semelhantes, o app será naturalmente diferente, demandando uma estrutura dedicada.
3) Os produtos usados são diferentes em cada local. Na Europa, por exemplo, o N26 nem tem cartão de crédito pois é pouco usado, o serviço de cheque especial cobre a necessidade. Por aqui, é impossível conceber um banco digital sem cartão de crédito. Mesmo dentro de cartão de crédito, aqui temos funcionalidades como compra parcelada que praticamente só o BR tem. Fora isso, boleto é um produto que não existe em mais lugar nenhum, PIX é 100% local, etc. Desta forma, trazer algo de fora exige muita customização. As vezes é melhor construir do zero.
4) O regulador (Banco Central) é diferente: Toda empresa regulada precisa seguir uma série de regras e reportar um volume grande de informações. Essas regras e a forma de reportar variam muito entre países, fazendo com que seja dificil usar os mesmos sistemas e procedimentos.
5) Os fornecedores são locais: Serviços bancários, em geral, usam muitos serviços de fornecedores diferentes. Atualmente temos cerca de 150 empresas com quem já tivemos algum tipo de relação comercial. Muitos deles, não oferecem serviços tanto na Europa quanto no BR, o que dificulta usar o mesmo app. Um bom exemplo desta questão são as processadoras de cartão.
FALTAM COISAS BÁSICAS NO APP:
Realmente ainda faltam algumas coisas consideradas básicas na experiência de bancos digitais hoje. Uma das coisas que eu gostaria de ter na etapa dos Insiders era o PIX, que ainda está em construção (só abriremos para mercado quando tivermos o PIX).
Para compartilhar um pouco mais com vocês, algumas decisões que tomamos, que serão muito positivas no futuro, fizeram com que alguns desenvolvimentos demorassem mais do que prevíamos. Uma destas decisões foi montar nossa operação sem um "bank as a service". Muitas Fintechs constroem suas operações usando serviços de um banco parceiro, desta forma não precisam de licenças e basta integrar o app aos serviços do banco. Nós escolhemos um modelo mais flexível, que nos dá mais liberdade na criação de produtos. A consequência disso é que precisamos construir muito da "tubulação" em casa.
No caso específico do PIX, para poder oferecê-lo precisamos construir serviços de anti-fraude, políticas de compliance, políticas de continuidade de negócios, entre diversas outras coisas que os usuários não veem. Fora que precisamos submeter todo o plano para aprovação do Bacen. Para você ter uma ideia, o ppt que mostra todas as telas do PIX no nosso app tem 120 páginas.
Sabemos que o uso do app ainda não é ideal, até por isso temos uma série de prêmios, benefícios e itens exclusivos, para agradecer a ajuda neste momento de construção.
OBJETIVO DOS INSIDERS:
A ideia com o programa Insiders sempre foi colocar um produto na mão de pessoas com um perfil de early adopters (pessoas que curtem ter o produto em primeira mão) que ainda não estivesse pronto para ir ao mercado aberto. Fazemos isso para dar espaço à cocriação, nos permitindo realmente ajustar o app conforme apontado pela comunidade.
Como queremos criar algo realmente novo, precisamos de muita conversa. Durante o programa teremos: 1) Sessões de planejamento financeiro em parceria com a Gfai (enviamos o convite recentemente); 2) Ambiente de discussão aberta (este aqui); 3) Pesquisas qualitativas e quantitativas. Todas estas "ferramentas" nos ajudarão muito a construir nosso produto. Agora, isso não quer dizer que teremos tudo pronto antes do lançamento. O que aprendermos aqui passaremos muitos meses desenvolvendo.
Até agora o programa já nos ajudou muito! Por exemplo, o processo de onboarding sofreu uma série de mudanças para ajustar às condições que encontramos. Tivemos um volume de pessoas usando documentos não convencionais maior do que o esperado, o que nos levou a reavaliar algumas escolhas que haviamos feito.
MUITO MARKETING
Mais do que um novo produto, queremos lançar uma nova categoria, as FINCARES. Buscamos bastante exposição, mesmo antes de ter um produto, para encontrarmos a melhor forma possível de nos comunicar. Em cada post ou entrevista que fazemos estamos testando como nossas abordagens impulsionam nosso objetivo de fomentar saúde financeira no Brasil.
FALAR POR AMOR
Obrigado por se posicionar assim. O N26 se coloca globalmente como "o primeiro banco que o mundo vai amar". Acreditamos de verdade que o amor transforma qualquer coisa, até a relação com o dinheiro.
Saiba que o amor é recíproco! Estamos extremamente honrados pela participação e engajamento de tantas pessoas como você, que querem construir algo legal conosco. Faremos todo o possível para sermos merecedores de toda esta dedicação!
QUALQUER OUTRA COISA QUE QUISEREM SABER OU CONVERSAR, ESTOU À DISPOSIÇÃO. VAMOS MANTER O BATE PAPO ABERTO. ABRAÇO!
@eduardo_prota acho que o cuidado que vocês estão tomando em desenvolver do zero de acordo com a realidade brasileira é uma atenção que o setor bancário normalmente não tem.
galera precisa entender que quanto mais simples e acessível for uma plataforma de aplicativo, mais penoso vai ser o trabalho dos desenvolvedores. trabalhos de desenvolvimento mal feitos a gente já pode ver nos grandes bancos como bb, caixa e itaú, se for pra usar eles como comparação, prefiro ser beta tester a longo prazo do que ter mais um aplicativo porcaria em mãos.
quando citam a questão de bancos com aplicativos alternativos pra gestão de gastos, isso não é fincare. pelo o que eu vejo e como eu apoio e gostaria de ter pra mim como fincare é eu lidar com a minha vida financeira em um único aplicativo sem ter que ficar pulando de um app pra outro. o foco de muito banco digital hoje em dia não é exatamente ajudar a gente a lidar com o surto coletivo do brasileiro em relação a dinheiro, e sim construir uma plataforma que facilite o processo da gente gastar de forma inconsequente, sem consumo consciente, cuidado financeiro, nada.
existe um valor imenso em uma empresa que vem da gringa ao chegar em território nacional considera a realidade na qual ela está em oposição aos costumes estrangeiros. a questão da n26 vir da gringa pode ser uma vantagem quando se diz respeito a transações/contas internacionais pro povo não depender da Wise, por exemplo. mas fora isso, o desenvolvimento tem que ser local mesmo, do nosso mercado e nossos profissionais pro nosso próprio território.
de fato o aplicativo ainda tá bem limitado, mas isso que constitui um "beta" massa, onde quem testa pode ajudar de forma significativa ao invés de só bater palma pra um produto fechado que quer só corrigir pequenos bugs.
boto muita fé na proposta que vocês apresentam e estão se dispondo a fazer. desenvolvimento a lentos passos mas atencioso vale muito mais que hype de consumo imediato, acho que isso permite que vocês cheguem muito mais longe ao invés de floparem facilmente :)
@eduardo_prota @mirag Valeu! É por aí mesmo
Gente desculpa, mas no minimo dava de saber que não iríamos encontrar um app pronto para uso, o will bank está a quase 2 anos no teste beta pra lançar funções básicas... temos que entender. Por isso não entrei na fase de insider. Mas seria legal você criar um post falando todos produtos que você quer ver no N26.
@evelynluiza817 concordo com você. Estamos enriquecendo nosso roadmap com a contribuição desta comunidade. Em breve vamos postar um roadmap com mais informações
é importante @n26 vocês publicarem o roadmap para os insiders. Bem como um backlog priorizado. Assim teríamos um tiro mais certeiro no que opinar.
@alissonml Concordo. Vamos fazer isso em breve
@alissonml @eduardo_prota top. Isso vai fazer a diferença.
@eduardo_prota MUITOOO obrigado pelo retorno! Foi bastante satisfatório e explicativo. Nada melhor do que sentir que nossa opinião é realmente vista pela equipe de forma saudável e aberta : ) Abraço